O AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A ÁREA DA SAÚDE
Não é novidade que a inteligência artificial está crescendo exponencialmente nos últimos tempos, fazendo com que diversos setores necessitem de readequações para que consigam acompanhar esta revolução digital.
Na área da saúde, especificamente, isso não é diferente. A inteligência artificial está revolucionando a indústria farmacêutica, auxiliando na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, descobrindo moléculas inéditas que atuem no combate a doenças, além de já ter conquistado um espaço importante nos diagnósticos e prevenções de patologias, algumas, inclusive, despercebidas pelo olhar clínico humano.
â
Com o passar do tempo e avanço desta tecnologia, serão necessárias algumas adaptações na legislação brasileira para comportar as mudanças da sociedade, especialmente as normas da Anvisa, que afetam não apenas os novos medicamentos, mas também em relação a softwares médicos que já se valem da IA.
Economicamente falando, a IA pode ser uma grande aliada aos profissionais da saúde. Sabe por que?
â
Hospitais e clínicas que se beneficiam desta tecnologia possuem seus sistemas mais inteligentes, rápidos e eficientes. Ao usá-la, os profissionais podem tomar decisões mais assertivas com base em informações mais precisas – economizando tempo, reduzindo custos e melhorando o gerenciamento geral de registros administrativos.
A inteligência artificial na área da saúde está mudando muitos dos aspectos administrativos da assistência médica. Ao automatizar tarefas comuns, como entrada de dados, processamento de sinistros e agendamento de consultas, o seu uso pode liberar tempo para que os provedores se concentrem no atendimento ao paciente e no gerenciamento do ciclo de receita. Além disso, a tecnologia também tem o potencial de reduzir o erro humano, fornecendo uma maneira mais rápida de revisar registros de saúde, processamento de reclamações e resultados de testes.
â
A inteligência artificial, na área da saúde, promete ser uma virada de jogo – abrindo caminho para um futuro em que os pacientes recebam atendimento e tratamento de qualidade com mais rapidez e precisão.
Com a inteligência artificial dando aos profissionais médicos mais autonomia sobre o processo de fluxo de trabalho, eles podem fornecer um atendimento de melhor qualidade ao paciente, mantendo a eficiência do orçamento. A capacidade da IA ââde fornecer resultados melhores e mais rápidos está remodelando a maneira como os profissionais de saúde prestam atendimento, tornando possível para eles dedicar mais tempo e recursos aos seus pacientes. O futuro do uso de inteligência artificial na área da saúde é, sem dúvida, brilhante e cheio de possibilidades para mais inovações.