DICAS PARA UMA CONTABILIDADE DE SUCESSO AOS MÉDICOS
Contabilidade é, em síntese, um conjunto de métodos que permitem gerenciar corretamente as finanças de alguém, sendo fundamental para promover o crescimento e garantir o cumprimento de normas fiscais de empresas.
Dito isso, listamos 06 dicas valiosas que você, profissional da medicina, poderá começar a colocar em prática hoje mesmo, e que irá auxiliá-lo e gerir sua saúde financeira.
​
Separe suas finanças pessoais das profissionais e registre todas suas transações financeiras relacionadas ao trabalho.
É de suma importância que você tenha uma conta bancária exclusiva para movimentações financeiras relacionadas ao seu trabalho, seja um médico autônomo, plantonista, ou que atue em consultório/clínica. Com isso você não mistura suas despesas pessoais com as profissionais e mantém sua vida financeira organizada.
Não esqueça de sempre manter registrado todas as transações financeiras relacionadas ao trabalho, como despesas com materiais, equipamentos médicos, salários de funcionários, etc, e, para isso, uma planilha no excel pode ser muito útil.
​
Conheça suas obrigações fiscais e aproveite as deduções fiscais em seus impostos.
Busque entender quais são suas obrigações fiscais, tanto como médico quanto como cidadão brasileiro. Fique atendo, pois as leis fiscais estão constantemente se atualizando, e é importante que você acompanhe essas mudanças.
Lembre-se: profissionais da área da saúde podem ter direito a deduções fiscais em seus impostos, como por exemplo com despesas em equipamentos e materiais para a execução do trabalho. Consulte seu contador.
​
Escolha o regime tributário mais adequado e faça um planejamento tributário.
No nosso país existem três regimes tributários principais - Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real -- sendo muito imporante escolher o regime ideal para o seu negócio.
Em geral, o Simples Nacional é mais vantajoso para empresas que possuem receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.
Planejamento tributário é um conjunto de medidas e estratégias contábeis que objetivam reduzir as custos da empresa com diminuição do pagamento de tributos e consequentemente oferecendo maior lucro para o negócio.
Lembre-se: os impostos básicos pagos por médicos são - INSS, IRRF e ISS.
​
Faça um orçamento e acompanhe suas despesas.
Acompanhar suas despesas é indispensável para manter as finanças de sua prática médica saudável. Detalhe todos os gastos mensais fixos, como aluguel, salário de funcionários, contas de água e luz, e não esqueça de incluir uma reserva de emergência para eventuais imprevistos.
​
Busque por incentivos fiscais e entenda como funciona a declaração do imposto de renda.
Você sabia que existem alguns incentivos fiscais para médicos através de programas governamentais?
Verifique se seu negócio não é compatível com estes incentivos.
Já em relação à declaração do imposto de renda para médicos, esta pode variar de acordo com o regime de trabalho adotado - pessoa jurídica, autônomo ou CLT. Busque informações com seu contador e alinhem juntos sua próxima declaração.
​
Contrate um contador de confiança, que entenda da sua rotina.
Um contador de confiança irá ajudá-lo a manter as finanças de sua prática médica em ordem e garantir que você esteja cumprindo todas as obrigações fiscais.
​
Boa sorte no seu negócio!
​